As 7 melhores dicas para
desenvolveres o teu ciclismo, e subires de nível!
1. Equilibra-te:
Este é o primeiro aspeto que deves
dominar. Apesar de já saberes andar de bicicleta, deves desenvolver o teu equilíbrio,
seja na estrada ou no BTT. Existem alguns exercícios básicos que podes
realizar. No final ou no início de cada treino, procura um largo sem trânsito
(os parques de estacionamento dos hipermercados pelas 7h30 da manhã são
ótimos!) e treina os seguintes exercícios:
• Andar só com uma mão no guiador;
• Andar sem mãos no guiador;
• Andar em cima de uma linha;
• Pára e mantem a bicicleta em
equilíbrio estático sem colocar os pés no chão.
Vai aumentando o grau de
dificuldade e velocidade em cada semana, mas atenção, não podes realizar nenhum
destes exercícios na via pública!
2. Treina subidas:
O treino das subidas deve ser
incluído no teu treino não só para a preparação em si pois a subir o esforço é
inevitavelmente maior, mas deve também fazer parte da tua aprendizagem técnica.
Deves aproveitar as subidas para
desenvolver a tua técnica com os seguintes exercícios:
• Subir fora do selim a deixar a
tua bicicleta balançar debaixo de ti. Para tal deves manter os braços
suficiente me descontraídos. Atenção que os movimentos são essencialmente da
tua bicicleta e não da tua bacia ou ombros;
• Subir sentado. Para este tipo de
subida deves geralmente usar mudanças mais leves e trabalhar uma técnica de
pedalada com os joelhos mais junto à barra horizontal do quadro da tua
bicicleta. Estas subidas são também muito importantes para treinares a puxada
do teu pedal e trabalhares tanto na faz descendente como na ascendente de cada
pedalada;
• Subir com BTT ou na estrada com
piso molhados/derrapante. Um dos fatores de rentabilização da tua pedalada
reside na tua capacidade de não perderes tração. O ideal é projetares o peso do
teu corpo mais para trás e assegurares que a tua roda traseira nunca perder o
contacto com o chão. Nestas circunstâncias pode valer a pena selecionares uma
mudança ligeiramente mais pesada e nunca deves subir fora do selim;
• Subidas muito inclinadas: Neste
tipo de subidas deves projetar o teu corpo para a frente e não deixar a tua
roda da frente levantar. Deves adotar uma posição mais à frente no selim e
baixar o peso dos ombros sobre o guiador;
3. Aprende a descer:
Descer pode ser uma tarefa bem mais
exigente do que parece. Apesar do esforço ser menor do que a subir, tudo
acontece muito rapidamente e o domínio da bicicleta é essencial. Raros são os
casos de quedas a subir, mas são frequentes a descer, essencialmente nas zonas
mais técnicas. Nas descidas faz o seguinte:
• Coloca o peso do corpo para trás;
• Assegura-te que tens o guiador
bem firme nas mãos;
• Olha bem para a frente no sentido
de antecipares as trajetórias
4. Atenção às curvas!
O Domínio da bicicleta é muitas
vezes avaliado pela capacidade de curvar rápido e com domínio perfeito da
bicicleta. Curvar eficazmente aprende-se e tal como todas as restantes manobras
é uma questão de treino:
• Olha para onde queres ir e a tua
bicicleta via seguir o teu olhar;
• Inclina-te para o lado da curva
que estás a realizar e aproxima o peso do teu corpo do solo;
• O teu joelho interior pode
ajudar-te a negociar a curva com um ligeiro afastamento da tua perna do quadro
da bicicleta em direção ao solo;
• Inicia a travagem antes das
curvas e não no meio das mesmas;
Tal como para o treino do
equilíbrio, deves incluir no teu treino alguns circuitos com mudanças de
direção em locais sem trânsito automóvel e em trilhos técnicos.
5. Usa os teus travões de forma
adequada:
Os teus travões são uma parte muito
importante da tua bicicleta. Devem estar sempre em boas condições de
funcionamento e afinados.
• Trava com os 2 travões de forma
gradual;
• Não traves de forma brusca para
evitar bloqueios ou derrapagens
• Trava por antecipação às zonas
técnicas ou obstáculos e não em cima dos mesmos.
6. Usa as mudanças certas:
As bicicletas têm hoje em dia uma
seleção de mudanças muito grande. Tens a possibilidade de jogar com 20 a 30
andamentos distintos, que facilitam a tua progressão em quase todo o tipo de
terreno ou inclinação. Tente selecionar as tuas mudanças de forma a diminuíres
o cansaço e manteres uma rotação adequada.
• Quanto mais inclinada a subida,
mais leve terá de ser a tua combinação e mudanças (pedaleiras da frente mais
pequenas e andamentos de trás maiores);
• Tenta manter as rotações/cadência
de pedalada entre 80 e 100 rpm (rotações/revoluções por minuto);
• Muda de andamento de forma suave
e sem parar de pedalar;
• Tem sempre o teu desviador
dianteiro e traseiro perfeitamente afinados no sentido de reduzires os riscos
de avaria.
7. Atenção ao piso!
No BTT a variação de piso é
bastante maior do que na estrada. Destaco 4 tipos de características de piso
que interferem com a tua técnica:
BTT/Mountain biking
• Na lama: Mantem o guiador
direito, tenta manter a cadência de pedalada e alivia o peso na dianteira da
bicicleta. O uso de pneus para lama é essencial;
• Na areia: Alivia o mais possível
o peso/pressão sobre a areia. Se passares por uma zona pequena, sai do banco e
projeta a bicicleta para frente e corpo para trás mantendo o guiador sempre
direito;
• Nas pedras e buracos. Deves
aliviar o peso sobre a roda da frente e estar sempre em condições de levantar o
guiador para colocar a roda da frente no local ideal. Deves selecionar uma
mudança mais leve e manter a capacidade de rotação elevada. As tuas suspensões
podem justificar uma pressão menor (mais mole);
• No asfalto molhado: A primeira
coisa que deves fazer é retirar alguma pressão aos teus pneus de estrada. 90 ou
100 psi no lugar dos habituais 120 pode ser o ideal. Nunca traves de forma
brusca e usa pneus com um cardado mais alto e largura de pneus superior.
Fonte: Sportlife
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