Já muitas vezes me referi ao treino de rolos durante o Inverno, mas acho que ainda não me debrucei sobre a seca que pode ser este tipo de treinos e os efeitos secundários que este tipo de treino pode trazer, nomeadamente a desmotivação completa após 1/2 duzia deste tipo de treinos.
Outra desvantagem do treino indoor é a falta da saudável
competitividade entre amigos, comuns nos treinos de estrada ou btt/mtb.
Pensando nisto, a Zwift, desenvolveu um jogo em 3D que está
a revolucionar o treino indoor, ao levar para dentro de nossa casa todas as
emoções de um treino ou mesmo uma prova ao ar livre.
Para utilizar o Zwift, é necessário, além do rolo de
treino, um sensor de cadência/velocidade Ant+ e um receptor USB também Ant+.
Por se tratar de um jogo multiplayer, uma boa ligação à Internet é também
necessária. Não esquecendo também as características mínimas do nosso PC para
que o jogo consiga arrancar.
A partir daí, é possível criar equipas com os nossos amigos
e competir numa incrível variedade de provas, cada uma com suas próprias
características de dificuldade.
Os sensores de cadência/velocidade transmitem dados que são
mostrados em tempo real no ecrã do computador.
Dependendo do tipo do rolo de treino, é possível ainda
controlar electronicamente sua resistência, com o objectivo de simular as
subidas de montanha, vento e até a rodinha proporcionada por outros ciclistas. 😉
O custo de assinatura é de 10 dólares por mês. Um usuário
premium do Strava possui dois meses grátis de bónus.
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